Ácido Retinóico - Tretinoína


Vamos Falar de Ácido?


Esses dias estive pensando na gama enorme de ácidos que temos no mercado e resolvi escrever sobre isso.

Primeiramente vou falar de um ácido que estou fazendo uso (Vitacid Gel 0,025 mg), e mais pra frente eu falo sobre os .

Ácido Retinoico (Tretinoína).


Também conhecido como derivado da vitamina A, a mesma foi descoberta em 1913 quando cientistas suspeitaram de sua relação com manutenção dos epitélios e crescimento. 


O ácido retinóico é uma das drogas mais eficazes no tratamento da acne. Seu uso está indicado em todas as formas clínicas, seja como terapêutica única ou como associação. A eficácia apresentada pelo ácido retinóico é explicada por algumas de suas características, como: 

- Facilita a eliminação dos comedões (cravos) e evita a formação de outros; 

- Proporciona a resolução das pápulas existentes;

- Trata o fotoenvelhimento, diminuindo manchas e linhas finas de expressão; 

- Tratamento de estrias (aumento da produção de colágeno);

- Mantém o estado de melhora. 


O ácido retinóico faz com que os queratinócitos no poro percam a coesão e soltem-sem uns dos outros à medida que atingem a camada córnea. Como as células ficam mais soltas, não ocorre hiperqueratose e não há obstrução do poro. Assim, não se formam microcomedões e a acne não consegue progredir.


Além de ter ação comedolítica, o ácido retinóico também facilita a eliminação dos comedões preexistentes, porque aumenta a velocidade de proliferação celular da camada basal. A proliferação destas novas células, mais frouxas, empurra o comedão preexistente em direção ao poro, facilitando sua expulsão. Isto ocorre tanto para comedões abertos como para os fechados.

Já li muitas resenhas sobre esse ácido, e muitas pessoas que estão fazendo o uso dele, até reclamam e não aconselham o uso desse produto. O que existe na verdade é a fase chamada de "Efeito Retinoide", é o período de 1 a 3 semanas onde é observada uma "piora" na pele tratada, acontece de começar a sair espinhas e acne, aonde por exemplo não existia nada. A pele fique vermelha, e começa a descamar bastante também. Acontece que lá para a 4ª a 5ª semana esse efeito crítico começa a desaparecer.

Explicação Científica:

Aumentando o fluxo sangüíneo nas áreas onde é aplicado, o ácido aumenta o aporte de glóbulos brancos (leucócitos) para o local. Estes atuam sobre o processo inflamatório, acelerando a resolução das pápulas e pústulas. O efeito da tretinoína no folículo obstruído pelo microcomedão afrouxa a ligação entre as células da parede do folículo, permitindo que haja uma difusão, um vazamento de substâncias tóxicas (ácidos graxos livres e outras) de dentro do canal folicular para a derme. Isto causa uma irritação na derme que desencadeia uma reação inflamatória ao redor do folículo pilossebáceo. Esta reação inflamatória acaba por eliminar o microcomedão. Muitas vezes essa reação, que é normal e desejada, é interpretada como uma piora do quadro inicial da acne. Isto não é correto pois esta reação inflamatória é transitória e está, na verdade, prevenindo o aparecimento de novas lesões e mantendo o estado de melhora.

Modo de Aplicação:

Aplicação exclusivamente noturnaa!

Aconselho, por experiência própria, que na 1ª semana passe o ácido uma vez na semana!

Na 2ª semana passe 3 vezes do decorrer da mesma. A partir da 3ª semana, se você notar que o seu rosto não está tão vermelho como antes e está tolerando bem o produto, use um dia sim e outro não; nos dias de intervalo (quando não for usar o ácido) aproveite para hidratar bem a sua pele. Nas semanas seguintes, se conseguir, passe todas as noites, fazendo intervalo quando achar necessário e quando a pele estiver muito vermelha. Durante o dia use e abuse do protetor solar, pois a pele estará muito sensível. Evite exposição solar em demasia. 

Atenção: Se a pele não for bem protegida durante o dia, a pele pode manchar ao invés de clarear!


Reações Adversas:

A pele de algumas pessoas mais sensíveis pode tornar-se excessivamente avermelhada, inchada, com bolhas ou crostas. Pode ocorrer despigmentação e/ou hiperpigmentação temporária na pele. Se a irritação e o ardor forem graves ou persistentes, recomenda-se descontinuar o uso de tretinoína e consultar um médico.


Resultados:

Os resultados do tratamento são mais aparentes após 6 meses de uso.


Adapaleno:

A partir do ácido retinóico, outras moléculas foram pesquisadas e desenvolvidas, a fim de diminuir a irritabilidade e aumentar a eficácia do produto. O Adapaleno é um retinóide de última geração, criado a partir da molécula da tretinoína. Os pesquisadores foram acrescentando / retirando grupos de átomos que conferiram à molécula maior estabilidade química. Assim, o Adapaleno é mais seletivo, o que se traduz em maior eficácia clínica e menores efeitos colaterais.


 


Fotos Resultados:

Em breve irei postar uma resenha com o resultado do meu tratamento, por enquanto estou indo bem e estou gostando.

Preço:

Vitacid Gel 0,025 mg: R$ 24,90*

Adapaleno 1 mg: R$ 27,00*


* O preço pode variar de farmácias e laboratórios.



Espero ter ajudado.


Um grande beijo e até mais!

12 comentários:

  1. Oi linda! Tudo bem?
    Passei para retribuir a visita em meu cantinho e já estou seguindo seu blog, está lindo por sinal!

    Adorei o post, estou pesquisando ácidos para remoção de manchinhas de sol.

    Beijos!
    http://cantinhodaninna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei florzinha.
      Obrigada e volte sempre!

      Beijos

      Excluir
  2. Olá! Hiana, gostei muito do seu blog e amei a sua visita,
    estou seguindo seu blog, tenha uma semana abençoada!!!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Márcia!

    Uma semana abençoada para nós!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou usando o Vitanol A,que é ácido retinóico(tretinoína) também. Nossa, estou na terceira semana e começou a sair muita espinha, já pensei em parar por 3 vezes 😕

    ResponderExcluir
  5. Olá... Procurando no google uma help e acabei patando no seu blog, que por sinal é mara. Vim procurar saber sobre os efeitos do ácido retinoico no início do tratamento. Fiquei aliviada quando li q no início a sensação é de piora. Usei duas noites intercaladas e estou pasma como minha pele tá bizarra. Estou tratando pq estou c muitas espinhas, reação por ter parado d tomar anticoncepcional que tomei por mais d dez anos. Enfim, está sendo como vc escreveu nesse post, está saindo muitas espinhas... MUITAS MESMO, parece q estou c catapora kkk. Estou desesperada, mas vou continuar o tratamento e se Deus quiser isso vai melhorar... Bjos e obrigada por este post.

    ResponderExcluir
  6. Olá... Procurando no google uma help e acabei patando no seu blog, que por sinal é mara. Vim procurar saber sobre os efeitos do ácido retinoico no início do tratamento. Fiquei aliviada quando li q no início a sensação é de piora. Usei duas noites intercaladas e estou pasma como minha pele tá bizarra. Estou tratando pq estou c muitas espinhas, reação por ter parado d tomar anticoncepcional que tomei por mais d dez anos. Enfim, está sendo como vc escreveu nesse post, está saindo muitas espinhas... MUITAS MESMO, parece q estou c catapora kkk. Estou desesperada, mas vou continuar o tratamento e se Deus quiser isso vai melhorar... Bjos e obrigada por este post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carina Hondo, li seu comentário e super me identifiquei!!!! Depois que iniciei o tratamento com adapaleno, minha pele piorouuuu...a sensação é que parece mesmo q estou com catapora :( pensei em desistir. Mas fico pesquisando muito sobre o adapaleno e acabei achando esse blog muito explicativo, adoreiii!!! Assim como vc, irei continuar o tratamento. Estou mais aliviada agora. Boa sorte!

      Excluir
  7. Olá...tem 2 semanas que estou usando o adapaleno. Meu rosto não irritou, nem ressecou. O que percebi, foi que as espinhas ficaram mais irritadas, inflamadas, dando a entender que minha pele piorou depois que iniciei o tratamento. Gostaria de saber se é normal no início essa reação. Estou desesperada, tá horrível!!!

    ResponderExcluir
  8. Oiii...me tira uma dúvida, por favor! Devo usar o adapaleno e também o vitacid?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no Blog.
-Peço uma única coisa: LEIA o post antes de comentar, eu escrevi com muito carinho pra você leitor, e deu muito trabalho pra fazer.
-Sua opinião é muito importante para mim e faz meu blog crescer.
-Deixe seu comentário que eu responderei o mais breve possível, com muito carinho!
-Se me seguir é só deixar o link e dizer que me seguiu, que eu sigo de volta com o maior prazer!

Volte mais vezes!
Beijo